"Não há grandes poetas nem grandes poemas; há palavras que nos agarram no momento certo. só isso."

Gil T. Sousa


segunda-feira, 29 de outubro de 2007

A história de um livro

Imagina a tua vida um livro. Tens o máximo de cuidado em tudo aquilo que escreves. Cada dia que passa é uma folha voltada, preenchida, acabada. Podes escrever nele a lápis, mas enganaste-te, apagas-te e a folha ficou amarrotada. Resolves arranca-la e escrever uma nova página. Mas quando tentas seguir o raciocínio da folha anterior reparas que já não faz qualquer lógica dando pela falta daquele que já não existe. Como este não é um livro qualquer ele só pode ser emprestado a alguém importante ou especial que saiba que não o pode tratar mal. Se uma folha se rasga, tentas repara-la mas sabes que a mesma ela não ficou. Ás vezes no meio de uma página reparamos que a tinta da caneta acabou mas mesmo assim a vida continuou quando uma nova caneta se comprou. Só não continuou do mesmo jeito mas esse é o grande defeito.
Um dia resolves levar o teu livro na mão e numa pequena distracção olhas para o lado e quando dás por ti o livro já está no chão. Baixaste para apanha-lo, mas alguém te deu um encontrão, pisou o livro e as folhas ficaram rasgadas muitas até arrancadas. O livro perdeu o sentido a vida sofreu um castigo.
E agora terás capacidade de começar um novo livro/uma nova vida?


(adaptado)

domingo, 28 de outubro de 2007

Sai do escuro, abre comportas e deixa-me entrar



Sentada na imensa areia com o mar á minha volta eu penso nos vários sentimentos que existem. Quanto mais o tempo passa mais o sentimento fica desvastado, fica um sentimento que não tem pernas nem braços para percorrer e abraçar.
Deixei as cartas na mesa á espera que tu as codificasses, mas isso não aconteceu por isso soltei a alma no vento entre os quartos de luar e hoje ainda espero que tu as codifiques á beira do sentimento. Terá amor o avesso da vida? Será calor o murmuro do frio? Haverá sonhos no fundo da dor?
Sai do escuro, abre comportas e deixa-me entrar é a minha única maneira de te voltar a encontrar.
Vai mais fundo persegue o mar e leva-me contigo. Volta a entrar nos sentimentos e torna-te na pessoa que eras sempre com uma opinião que fazia uma discussão. Hoje eu tenho saudades dessas discussões porque conhecia as tuas opiniões. Mas isso já não acontece, já não sei ser aquela pessoa que te consegue arrancar uma gargalhada.

domingo, 14 de outubro de 2007

Tão perto e tão longe de ti

Receio em esquecer-te. Esquecer o teu sorriso e a tua palavra.
Da maneira como o teu coração batia, do teu olhar, da tua simplicidade e serenidade. Da tua maneira de comunicar, do sabor da tua comida. E tenho medo, que tudo isto desapareça da minha recordação, afinal nunca mais vou estar contigo. Nunca mais vou ter novas recordações tuas, só estas que me resta e que todos os dias me completam e me fazem ficar mais perto de ti.
Hoje já não importa saber o porque de seres tu a desaparecer, já não importa saber o que correu mal e o que se podia ter feito de melhor para ti. Hoje importa não te esquecer e guardar para sempre o teu cheiro que me faz sentir tão perto e tão longe de ti.

sábado, 13 de outubro de 2007

Já fui as duas vertentes

Hoje sei que errei, que já estive triste e contente. Que perdi pessoas por não lutar, que ganhei pessoas a lutar. Que nem todos os dias são alegres mas que eles mais tarde ou mais cedo aparecem. Já perdoei coisas imperdoáveis, já julguei, já fui julgada. Apreciei a noite a ser completada pelo dia, vi a lua fugir e o sol aparecer.
Já te vi triste e contente, irritado e amável. Já ouvi o teu silêncio extraordinário e o teu silêncio incompreensível. Já passaram dias em que te pedi para te calares e outros para falares.
Dias em que ouvi o pássaro a cantar, a chuva a cair e tu a gritar. Por incrível que pareça já pisei e já fui pisada. Já tive medo de perder pessoas especiais e perdi-as. Saltei de felicidade e encostei-me de tristeza. Aprendi que nem todos os caminhos vão dar á felicidade, mas se não passarmos por eles nunca perceberemos a felicidade. Aprendi que nem sempre as histórias têm um final feliz, que todas são baseadas em indecisões e mistura de sentimentos… Aprendi que os amigos mais distantes são os mais verdadeiros. Por vezes parar para pensar é o maior erro, por isso luto por aquilo que acredito e por vezes por acontecimentos que parecem impossíveis.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Aurículas e Ventrículos todos temos

As coisas complicam-se quando pensamos que um pássaro pensa, que tem miolos e coração como nós. Mas a verdade é que só lhe resta o bico, as asas e as penas. Tudo ainda fica mais confuso quando descobrimos que não podemos subir as escadas até á lua. Pensamos tantos disparates que até imaginamos que tu podias ser eu e eu tu, porque na verdade temos os dois sentimentos, porque amo e sofro da mesma maneira que tu, porque se tirarmos uma fotografia ao coração ambos têm aurículas, ventrículos, nosso talvez seja maior que o habitual. Mas como não existem radiografias ao coração e se houver eu não as quero ver. Já viste se aquele de bata branca nos diz que o nosso coração de tão grande que é um dia pode rebentar no nosso peito, isso não seria agradável, pois não?
Um dia talvez vamos perceber que é óptimo viver no coração um do outro.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Vale a pena lutar

Gosto daqueles momentos onde me consigo abstrair de tudo á volta, apesar da sociedade não o deixar, eu tento. Hoje só pensam na formação de engenheiros e médicos, deixam para traz aqueles momentos necessários para que a critica não desapareça. Sim, nós jovens somos necessários no mundo, porque apresentamos criticas e lutamos por um mundo melhor. Na outra faixa etária já não se preocupam por mudar o mundo para melhor, preferem ficar encostados ao mundo, deixar que o tempo passe e não mostrar nenhuma raiva nem sofrimento. Mas se pensarmos, estas pessoas já passaram pela nossa idade, secalhar já lutaram e saíram derrotados, portanto acabaram assim sem nenhuma palavra. Será que nós vamos acabar assim. Mesmo que o sol desapareça vamos ficar calados sem mostrar nenhuma raiva nem sofrimento? Não podemos porque vale a pena lutar. A juventude não pode deixar para traz esta vontade de mudar o mundo, se não o que vai ser do futuro. Se não formos nós, ninguém vai fazer nada por ele. Somos nós, os próximos que temos de ensinar aos que vem a lutar. E quando chegar o dia em que perdermos a vontade de lutar por coisas melhores o melhor é fechar a tampa do caixão.